joyce Minha Lista Videos Fale Comigo

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ah...a poesia!

Hoje, dia 20 de Outubro, é o Dia do Poeta!
Tá certo que para alguns poesia é coisa de gente apaixonada, melancólica ou muito doida!
Mas não é bem assim,não. Ao longo da história, a poesia mostrou-se uma fonte histórica riquíssima, tendo servido muitas vezes para expressar fatos inusitados de determinados períodos ou mesmo para manifestar indignação política ou fazer denúncias sociais.
O Brasil teve ( e ainda tem) gênios na poesia que em diferentes momentos históricos transmitiram diferentes emoções através da palavra escrita.
De Castro Alves, autor de obras-primas como 'O Navio Negreiro' , passando por José de Alencar, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade, Cecília Meireles, até os mestres da poesia Concretista , também conhecida como Poesia Marginal, Ferreira Goulart, Paulo Leminski e Chacal podemos traçar um panorama substancial de diferentes épocas através do estudo daquilo que cada um deles disse.
Alguns registros desses mestre...

IMPROVISO

Moços! A inércia nos chamou de estúpidos!
Moços! O crime nos cobriu com sangue!
Vós, os luzeiros do Brasil, erguei-vos!
Perante a infâmia ninguém fica exangue!

Protesto santo se levanta agora
De mim, de vós, da multidão, do povo!
Somos da classe da justiça e brio!
Não há mais classe ante esse crime novo!

Sim, mesmo em face da nação, na pátria,
Nós nos erguemos com  soberba fé,
A lei sustenta o popular direito,
Nós sustentamos o direito em pé!
(Castro Alves)


3 DE MAIO

Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é a descoberta
Das coisas que eu nunca vi

(Oswald de Andrade)






Pela luz dos olhos teus

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só p'ra me provocar
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará
Pela luz dos olhos teus
Eu acho meu amor que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar.
(Vinícius de Moraes)

Poetas Velhos

Bom dia, poetas velhos.
Me deixem na boca
o gosto dos versos
mais fortes que não farei.

Dia vai vir que os saiba

tão bem que vos cite
como quem tê-los
um tanto feito também,
acredite. 
(Paulo Leminski)





E viva a poesia!!!
Beijos da Tia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário