joyce Minha Lista Videos Fale Comigo

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dicas de Redação

Confira dicas de redação para garantir aprovação no vestibular

Da Redação Multimídia

Para quem quer se sair bem na hora de escrever, vale a pena ficar atento a alguns erros bastante comuns que podem até anular a redação. Quem dá as dicas é a professora de Português Norma Astréa. Confira:


1. Erro: Fugir ao tema. Se o tema é violência, por exemplo, e o candidato escreve sobre meio ambiente, esse tipo de erro é punido com zero. Dica: Ler pelo menos duas vezes a proposta da redação, grifar as palavras mais importantes e anotar as ideias que vêm à sua cabeça.

2. Erro: Não obedecer ao gênero do texto solicitado. Normalmente, o gênero solicitado é argumentativo, como carta e artigo de opinião. Nesse caso, nada de escrever uma narrativa ou poesia. Esse tipo de erro também é punido com zero. Dica: Nesta altura do campeonato, o candidato deve ler as páginas de jornais onde são publicados os artigos de opinião e analisar os detalhes de como eles são escritos.

3. Erro: Apresentar argumentos frágeis, chavões e do senso comum. Uma boa dissertação - gênero de texto pedido na maioria dos vestibulares - exige argumentos e explicação sólidas e originais. Dica: As generalizações como "nenhum homem presta",  "lugar de mulher é na cozinha", "antes só do que mal acompanhado" ou "loiras são burras" irritam os corretores de redações e o preço pode ser bem caro.

4. Erro: Descuidar da coesão e coerência. As informações não podem aparecer jogadas no texto e têm de estar unidas. Também é fundamental não utilizar elementos contraditórios. Dica: Releia o texto antes de passá-lo a limpo e veja se está claro para qualquer leitor.

5. Erro: Não obedecer à grafia, à pontuação ou à concordância das palavras. Termos usados em MSN e frases desestruturadas demonstram que o candidato não é acostumado a ler ou a escrever. Cursar o ensino superior de forma alienada é muito difícil. Dica: Faltando tão pouco tempo para o vestibular, só é possível recomendar a leitura de jornais e revistas até a data da prova, observando a grafia das palavras, a colocação de vírgulas e pontos e as concordâncias verbais e nominais.

6. Erro: Mesclar pessoas gramaticais. Começar o texto usando ?nós?, mudar para a terceira pessoa, e encerrar usando ?eu?, é outro erro comum. Dica: Prefira usar os verbos impessoalmente. Em vez de dizer e "Eu acredito", por exemplo", prefira dizer "Acredita-se".

7. Erro: Usar coloquialismo, gírias, clichês ou aspas. O corretor de sua redação não é seu amigo íntimo nem quer saber se você é jovem. Ele quer saber se você tem conhecimento de mundo e se sabe organizar as suas ideias.
Dica: Procure escrever considerando o que recomenda a norma culta.

8. Erro: Escrever de forma ilegível. Argumentos como "Minha letra é assim" não cabem em provas de redação. O traçado das letras é determinado pela língua e o traçado deve ser similar e legível. Dica 1: Caso opte por utilizar letra de forma ou cursiva, siga o modelo até o fim. Dica 2: Não misture-as, ou seu corretor vai achar que você não aprendeu algo muito simples, ensinado nas séries iniciais. Dica 3: Ao terminar de escrever, pergunte-se se, ao errar uma palavra, a dica é para riscá-la e continuar escrevendo depois.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/06/noticias/gazeta_online_norte/noticias_norte/880515-confira-dicas-de-redacao-para-garantir-aprovacao-no-vestibular.html acesso em 16/06/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário